Coordenador de Segurança Pública da Prefeitura de Teresina, o coronel Nixon Frota disse em entrevista à TV Jornal Meio Norte que até este mês de dezembro, a Guarda Civil Municipal vai implantar dois postos fixos que estarão na zona Sudeste e Norte.
A proposta, segundo ele, é descentralizar os serviços e estar mais próximo da população. Para esses dois postos, os moradores das regiões são ouvidos e podem dar sugestões sobre os locais onde funcionarão os postos. “Faremos avaliação para decidir o melhor local”, diz o coronel, informando que a população pode ainda entrar em contato com a Guarda Civil Municipal por meio do número 153.
Atualmente, segundo o coronel Nixon, a GCM tem postos fixos na Avenida Marechal Castelo Branco, na Avenida Raul Lopes e na região Sul, no Complexo Parentão. Em cada um desses postos, há uma viatura específica e guardas que trabalham na área.
Guarda Civil intensifica ações no centro no mês dezembro
O Coronel Nixon destacou ainda que a partir desta quarta-feira, 1º, a Guarda Civil Municipal dará início ao trabalho de motopatrulhamento no centro durante todo o mês de dezembro.
“A Guarda Civil Municipal faz a segurança do patrimônio público de Teresina, mas também, do cidadão, que é o bem mais valioso da cidade”, diz, enfatizando que de forma alguma, ela substitui ou concorre com as Polícias Civil e Militar, que são órgãos importantes. “Ela veio para complementar e zelar pelo patrimônio público municipal e, de forma indireta, há um reflexo na sociedade de uma sensação de segurança e ela tem sido muito acionada”, explica.
Teresina terá monitoramento eletrônico e aplicativo
Na entrevista, o coronel Nixon falou sobre a inclusão de tecnologias, o sistema de monitoramento em toda a cidade, integrando Strans, Polícia Militar e vários órgãos de segurança e destacou ainda o sistema de monitoramento eletrônico nas escolas do município.
De acordo com o coronel Nixon, o Disque 153 será melhorado, terá uma sala exclusiva e estará atrelado ao sistema de monitoramento e com as viaturas.
“Estamos trabalhando para implantar o aplicativo THE Segura, que deve ser lançado em 2022 e disponível a todo cidadão que poderá baixar no celular e acompanhar as ocorrências, mandar localizações”, explica.
À TV Jornal Meio Norte, o coordenador de segurança da PMT falou sobre a ação voltada para os moradores de rua já realizada na cidade. “A ação vai ser intensificada. É um grupo heterogêneo, há pessoas que desejam sair das ruas, outras são dependentes químicos, têm problemas familiares. Há vários casos que precisam ser analisados e após segmentarmos, vamos buscar soluções para cada grupo”, diz.