O Hospital Getúlio Vargas (HGV) comemora, nesta terça-feira (3), 75 anos de inaugurado. Para a diretora-geral, Clara Leal, o HGV chega aos 75 anos cumprindo seu papel na rede de saúde como hospital terciário, de média e alta complexidade, preparado para cuidar dos pacientes mais graves, sendo retaguarda para a rede de urgência e emergência.
Ela explica que o HGV tem conseguido, nos últimos dois anos, ampliar o atendimento à demanda, com um aumento na oferta de consultas e exames, seguindo padrões de qualidade e segurança para os pacientes. Além de abertura de novos serviços, com a realização de cirurgias utilizando equipamentos modernos que viabilizam uma redução de tempo de permanência e infecções proporcionando melhor segurança ao paciente.
Programação de aniversário:
Dia 3 de maio
8h - Missa em Ação de Graças, celebrada pelo pároco da capela, pe. João Paulo Corte do bolo com a presença de funcionários, pacientes e acompanhantes. Dia 4 de maio
16h30h - Homenagem ao ex-diretor Antônio Joaquim de Castro Aguiar, que administrou o hospital no período de 73 a 74.
17h30 - Visita ao painel histórico que conta a trajetória do período de maior turbulência do hospital com a transferência do Serviço de Pronto-Socorro (SPS) de 2003 a 2008, com a passagem dos ex-diretores Joana Zélia Arcoverde de Castro, a primeira mulher a administrar o HGV, e o ex-diretor Noé Fortes que conduziu todo o processo de transferência do SPS para o Hospital de Urgência de Teresina, Dr. Zenon Rocha. O Painel relata também a passagem do ex-diretor Carlos Iglézias, de 2011 a 2014, onde ocorreu a mudança de comportamento que vem passando os profissionais com a implantação do processo de Acreditação Hospitalar.
18h30 - Sarau comemorativo aos 75 anos, com médicos poetas e músicos, coordenado pelo professor Cinéas Santos.