A paralisia das patas traseiras é um problema relativamente comum em cães. Existem algumas causas para o problema, que afeta principalmente as raças de grande porte, como Pastor Alemão e Labrador, mas o tratamento é complicado. Por isso, alguns dos animais chegam a ser sacrificados para que não sofram tanto.
Uma alternativa que vem se popularizando é a cadeira de rodas canina. Com elas, os cachorros conseguem, com alguma adaptação, retomar a vida próxima da normalidade. Mas nem todo mundo consegue pagar pelos equipamentos.
O ativista Antonio Amorim, da Amigos de 1 Amigo, que ajuda animais em situação frágil na cidade de Bezerros, em Pernambuco, constrói cadeiras de rodas e doa para cães que precisam.
Usando canos de PVC, rodinhas e alças de bolsas para sustentar o corpo dos animais, ele cria aparelhos eficientes para ajudar na locomoção. Como o trabalho é voluntário e cuidar dos cães e gatos tem custos, Antonio e os outros representantes do projeto contam com doações feitas diretamente numa conta poupança.
Para colaborar com a Amigos de 1 Amigo, faça um depósito para Debora Tatiane de Oliveira Amorim, na Conta Poupança da Caixa. Agência 2192, Operação 013, Conta 70434-5.