Um homem de 56 anos foi preso na noite de sábado (15), transportando sete pássaros silvestres em gaiolas na BR-316, no município de Picos, região Sul do Piauí.
A prisão aconteceu após agentes da Polícia Rodoviária Federal - PRF abordarem um veículo modelo Palio ELX para fiscalização e identicarem a presença de pássaros silvestres em gaiolas, sem alimento, configurando maus-tratos e crime ambiental. Indagado pelos policial, o homem não informou a origem e o destino dos animais e não apresentou autorização para a criação e o transporte.
Além do crime ambiental, agentes da PRF constataram após uma consulta no sistema, que a Carteira Nacional de Habilitação - CNH apresentada pelo condutor do veículo era falsa. Diante dos fatos, o homem, o veículo e os pássaros foram encaminhados para à Polícia Civil de Picos para realização dos procedimentos cabíveis.
O motorista responderá pelos crimes de tráfico de animais silvestres, maus-tratos a animais e uso de documentação falsa. Conforme orientado por agentes do IBAMA, a PRF informou que os animais foram soltos no meio ambiente.