Um idoso de 71 anos morreu após cair em um "túnel de lava" — formado após erupções vulcânicas — em Hilo, no Havaí, enquanto podava árvores no quintal de casa.
De acordo com a polícia, tudo indica que ele caiu cerca de 7 metros após pisar "em uma superfície macia do solo". A polícia afirma ter encontrado o homem na segunda-feira (4), após receber o chamado de amigos da vítima que alegavam não ter notícias dele há dias.
Túneis de lava são comuns no Havaí — alguns têm 'claraboias' para a superfície, que podem ser cobertas por arbustos
Foto: Getty Images / BBC News Brasil
O comandante do Departamento de Polícia do Havaí, Robert Wagner, disse ao site de notícias Big Island Now que o túnel em que o homem caiu tinha aproximadamente 60 cm de largura. A equipe do Corpo de Bombeiros precisou descer de rapel para resgatar o corpo.
'Tubos de lava'
Os túneis de lava são formados quando a lava esfria e se solidifica na superfície, mas continua a escoar por baixo da terra. Diferentemente de estruturas geológicas de formação mais lenta, como cavernas e grutas, os túneis de lava geralmente são formados em questão de dias ou semanas, de acordo com a revista National Geographic.
À medida que a lava flui e escoa para o oceano, deixa para trás túneis semelhantes a labirintos - alguns dos quais têm mais de 64 quilômetros de comprimento.