Acompanhado dos advogados Fleyman Fontes e Eduardo Rodrigues, Gílson Martins dos Santos, que fugiu após audiência de custódia no Fórum Desembargador Cândido Martins, nesta quarta-feira, 22, em Oeiras, apresentou-se a polícia nesta sexta-feira, 25. Com informações do Mural da Vila.
Gilson Martins foi preso na terça-feira (22) por tráfico de drogas e a fuga aconteceu após audiência de custódia. De acordo com o sistema do Tribunal de Justiça, Gilson Martins foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão por homicídio qualificado. O crime aconteceu em setembro de 2009, quando o acusado assassinou um homem a facadas em Oeiras.
Ele estava preso na Penitenciária Major César, em Altos, mas foi beneficiado com saída temporária de Dia das Crianças e não voltou mais. Nessa terça-feira, ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e retornaria para o presídio, no entanto, fugiu do fórum após a audiência.
O delegado Aureliano Barcelos informou que Gilson Martins dos Santos conseguiu fugir depois que a defensora pública pediu para afrouxar as algemas e ele aproveitou o descuido para tirá-la de uma das mãos.
Imagens do circuito interno de segurança do Fórum de Oeiras mostram o momento em que Gilson Martins dos Santos consegue tirar uma das algemas e fugir do local. Ele contou com a ajuda de uma mulher, que segundo o delegado, seria a companheira do preso.
Em determinado momento, a mulher deixou Gilson passar e se posicionou entre ele e os policiais, dificultando a visão. O suspeito aproveitou e saiu do prédio correndo pela porta da frente.
Ele foi perseguido por um dos policiais, que conseguiu alcançá-lo. O agente apontou uma arma para Gilson Martins, enquanto isso, a mulher chegou ao local e se posicionou ao lado do suspeito. Outro policial também chegou ao local e observou a movimentação.
Gilson Martins fugiu correndo juntamente com a mulher e desde então a policia esteve e diligência com o objetivo de prendê-lo. Não obtendo êxito, Gilson foi apresentado no final da tarde acompanhado dos advogados do escritório Fontes & Coriolano, Fleyman Fontes e Eduardo Rodrigues. Ele disse à polícia que se arrependeu de ter fugido e os advogados tão logo tomaram conhecimento, agiram para que Gilson se apresentasse a polícia, para que cumprisse a sua pena. Ele está preso e será reencaminhado ao sistema prisional.