Na manhã desta segunda (27) uma comitiva de deputados composta pela presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputada Teresa Britto (PV), Francisco Costa (PT), Lucy Soares (PP), que são membros da Comissão de Saúde e o deputado Gustavo Neiva (PSB), visitaram os hospitais regionais Tibério Nunes, no município de Floriano e Justino Luz, em Picos. A vistoria em Floriano constatou irreguralidades da precarização dos serviços à população, bem como atraso de salários para algumas categorias e uma dívida do hospital que chega a mais de R$ 7 milhões.
Os parlamentares percorreram o hospital de Floriano e conversaram com os pacientes, que estavam na emergência, alguns alocados em corredores, acompanhantes e servidores. Na inspenção à unidade os deputatos constataram irregularidades nas condições sanitárias, a falta a insumos básicos, como colchonetes para macas e materiais de limpeza. Há pacientes que estão em uma cadeira há 28 dias aguardando cirurgia.
De acordo com a deputada Teresa Britto, a presença dos parlamentares foi solicitada pelos servidores dos centros de saúde, que relatam a precarização dos serviços, bem como atraso de salários para algumas categorias.
"No Hospital Tibério Nunes, em Floriano, o déficit mensal para custeio do hospital é de 1,1 milhão de reais e uma dívida de 7 milhões. Uma situação realmente caótica. Vamos seguir fiscalizando e cobrar melhorias urgentes. Também vamos encaminhar um relatório para os gestores e para o Ministério Público de toda essa situação", relata Teresa Britto.
Os deputados também farão uma vistoria no Hospital Justino Luz, em Picos.A visita está prevista para 15 horas.
Segundo a deputada, há denúncias de que outras irreguralidades estariam ocorrendo em outros hospitáis. Um relatório será elaborado e encaminhado aos gestores e órgãos competentes. A meta da comissão é criar uma rotina de vistoria a esses hospitais regionais.