Com a aquisição de novos equipamentos, o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (HRSCF), em São Raimundo Nonato, dinamizou exames e diagnósticos. A equipe do laboratório de análises clínicas do hospital vem recebendo treinamento para operar as novas máquinas, sendo uma de hematologia e outra de bioquímica.
Nilvania Nascimento, diretora-geral do hospital, explica que o laboratório ampliou a qualidade dos serviços oferecidos, assim como tornou mais dinâmico o trabalho voltado às análises laboratoriais. "Os pacientes agora podem fazer os exames ambulatoriais necessários com mais comodidade e agilidade, já que o laboratório conta com equipamentos de ponta. Com essa aquisição, o laboratório dá mais um grande passo rumo à excelência, oferecendo à população de São Raimundo Nonato e região mais qualidade, segurança e confiabilidade nos exames realizados", confirma.
De acordo com o biomédico Samuel Landim, responsável pelo laboratório do hospital, um diferencial que já pode ser constatado é que com estes novos equipamentos, a capacidade de realização de exames passou de 10 mil por mês para 20 mil por mês. "Com esses novos equipamentos, iremos garantir uma melhor qualidade e agilidade dos exames realizados. É um ganho enorme para o hospital", ressalta.
Treinamento
Os profissionais de Enfermagem do hospital receberam qualificação para o manuseio do analisador sanguíneo portátil, conhecido como gasômetro. O equipamento é utilizado em exames que medem a quantidade de sódio, potássio, cálcio, glicose, hemoglobina, gasometria complexa e oferece mais agilidade aos resultados, possibilitando que o médico tome providências mais ágeis no tratamento do paciente. A ação foi realizada no último dia 17 de janeiro, no hospital.
A diretora-geral do hospital, Nilvania Nascimento, explica que o objetivo é qualificar profissionais para desenvolver com segurança as principais funções do gasômetro, desde sua instalação até o resultado no uso seguro e eficaz desse equipamento. "A ideia é ofertar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) melhoria nos serviços prestados. Sabemos que com a qualificação de nossos profissionais estaremos buscando a qualidade da assistência ao paciente que busca atendimento no nosso hospital", destaca Nilvania.
Para a presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Natália Monteiro, responsável pela gestão do hospital de SRN, capacitação através de treinamentos, palestras e workshops é o caminho para melhoria dos serviços e otimização das rotinas. "Colaboradores treinados e qualificados irão oferecer serviços com melhor qualidade, mais ágeis, e isso otimiza a rotina da casa. Estamos fazendo estas ações nos seis hospitais da nossa rede Fepiserh", revela.