O Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí, afastou mais dois profissionais que prestam serviço na unidade de saúde com Covid-19. Um dos profissionais foi notificado pela própria unidade e o outro pelo Hospital Regional de Floriano. Os dois estão em isolamento domiciliar desde que passaram pela triagem hospitalar e avaliação médica e, agora, aguardam o resultado da coleta de material SWAB para exame laboratorial, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Em nota, o Comitê de Prevenção e Enfretamento a COVID19 do HRSDA esclarece que os profissionais foram imediatamente afastados de suas atividades. “ Eles estão em isolamento domiciliar, seguindo as orientações médica e o quadro de saúde dos dois é estável”, diz a nota, a qual destaca ainda que os demais colaboradores que tiveram contato com os infectados estão sendo monitorados e até o momento não apresentam sintomas.
Com esses dois casos confirmados o Hospital de Uruçuí passa a ter três casos por coronavírus registrado em profissionais que atuam na unidade hospitalar desde o início da pandemia.
O Comitê de Prevenção e Enfretamento a COVID19 do HRSDA reforça que a unidade utiliza protocolo de atendimento exclusivo para pacientes e colaboradores com suspeita de Covid-19. O documento tem sido atualizado frequentemente conforme determinações do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e comitê de prevenção e enfrentamento à COVID19 do HRSDA.
A unidade hospitalar está adotando outras medidas restritivas e hoje realizou a desinfecção do ambiente hospitalar, na área interna e externa, com o objetivo de conter a disseminação do vírus e proteger os profissionais que continuam atuando na unidade de saúde.