O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou três transplantes de rins em 24 horas, somando 18 transplantes somente este ano. O diretor-geral, Osvaldo Mendes, disse que os procedimentos somente foram possíveis devido ao empenho de uma equipe composta por profissionais do HGV e da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh).
“A captação de órgãos foi de um doador jovem de 25 anos, vítima de um acidente de motocicleta. O doador estava internado em um hospital privado, mas a intervenção foi realizada pela equipe do HGV, pois é o único hospital que tem profissionais capacitados para a retirada de órgãos em doadores falecidos. Com este ato foi possível realizar dois transplantes. Também foi realizado outro transplante com doador vivo”. Isso foi importante para fecharmos a Campanha Setembro Verde com números muito positivos”, explicou o vice-coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Gilson Cantuário.
Os pacientes que receberam os órgãos foram A.J.S.N, 48 anos; I.A.R de 37 anos e o idoso, P.N.P.S, 61 anos. De dois transplantes, os órgãos foram doados por um jovem de 25 anos que faleceu vítima de um acidente de motocicleta e o terceiro transplante foi doado pela própria filha que doou o rim para o pai. As captações dos órgãos foram realizadas pelo cirurgião Wellington Figueiredo e Raimundo Júnior.
A equipe que realizou os transplantes renais foi composta por médicos nefrologistas, cirurgiões vasculares e urologistas. Na equipe, estavam presentes os cirurgiões Antônio Reginaldo e Luciano Couto e o Vascular Renato Duarte.