Hospital Infantil completa 32 anos e deve ganhar nova UTI

Pregão para a reforma e ampliação da UTI foi realizada na sexta

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com a participação de funcionários e usuários, o Hospital Infantil Lucídio Portela festejou seus 32 anos na última sexta-feira, 16. Durante todo o dia houve feirinha de empreendedores e às 13h foi apresentada uma palestra com a psicóloga da instituição, Nicole Cavalcante Torres Araújo, abordando ansiedade, seguida de um lanche.

No aniversário da hospital, dois grandes presentes para a instituição. Ainda na sexta-feira, aconteceu o pregão presencial para licitar a reforma e ampliação da UTI, através da Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), que após inaugurada, passará de 9 para 20 leitos. O diretor também recebeu a notícia de que foram liberados os recursos do Bipartite, que são processos de formulação e implementação de políticas de saúde. O programa é uma iniciativa intergovernamental de planejamento integrado e programação pactuada na gestão descentralizada do SUS, funcionando através de comissões.

O diretor Vinicius Pontes diz que apesar das dificuldades naturais de gerir um grande hospital público de referência em pediatria para toda região Nordeste, com enorme demanda, o trabalho vem sendo feito com afinco. Ele destaca que isso requer uma excelente equipe.

"Foi um grande desafio montar uma equipe capaz de contornar os problemas da casa. Leva tempo. Nossa meta primordial foi transformar a parte administrativa que pudesse de forma organizada, receber todo demanda reprimida. Tem sido feito um trabalho de suor, de todos os servidores", relata.

Pontes explica que os ganhos com o novo modelo organizacional, agora gerido pela Fundação Hospitalar do Estado, são inúmeros.

"Aumentamos o número de cirurgias realizadas, os atendimentos ambulatoriais. Implantamos serviços como psiquiatria, inexistente para a pediatria no serviço público. Agora também temos o serviço de rizotomia, raro em hospitais do SUS. Começamos tudo isso com a Secretaria de Saúde do Estado e agora com a Fundação Hospitalar, temos dado um embalo ainda maior nas melhorias", destaca Vinicius.

O diretor pontua que com a gestão da Fundação, os processos foram agilizados e que logo no primeiro mês da nova gestão hospitalar, o hospital já modernizou seu parque tecnológico. Também foram abertos 800 exames para rede credenciada do SUS, o que gera renda para a instituição. Verba que é aplicada no melhor funcionamento da casa.

Vinicius destaca ainda, que com o projeto de interiorização das cirurgias pediátricas de baixa complexidade, as benfeitorias e ampliação dos procedimentos no Lucídio Portela vão aumentar bastante.

"Vamos acelerar as cirurgias de alta complexidade, já que teremos mais rotatividade nos procedimentos, além da possibilidade de atender mais especialidades cirúrgicas", conta.

Sobre a reforma e ampliação da UTI, ele revela que foi conseguida através de emendas parlamentares e que após a conclusão da obra, vai mudar totalmente a dinâmica do hospital.

"Vamos aumentar de 9 para 20 leitos. Vai ser uma mudança histórica para pediatria no estado, pois vamos oferecer leitos que são extremamente necessários, para pacientes oriundos do interior, assim como, evitando o cancelamento de cirurgias programadas, por motivos diversos. O melhor é que vamos aumentar o faturamento do hospital, revertendo isso em melhorias".

Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, a administração do hospital está no caminho certo.

"Temos total confiança no Dr. Vinicius à frente da casa. Temos melhorado o atendimento num ritmo acelerado e organizamos os processos administrativos. Por ser referência no Nordeste em pediatria, o Lucídio Portela merece uma atenção especial da Saúde", ressalta.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES