O Hospital Infantil Lucídio Portela deve receber, em breve, salas educacionais voltadas para os pacientes que precisam passar longos períodos em tratamento. Nesta segunda-feira (10), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, visitou o hospital e fez uma avaliação da estrutura que será utilizada na implantação das salas. A iniciativa está inserida na reestruturação pela qual passa a unidade e a direção do hospital e tem como objetivo garantir o direito social de acesso ao ensino.
As salas de aula também serão voltadas para os acompanhantes dos pacientes. “Visitamos uma mãe que mora há quatro anos no hospital e ela não tem o Ensino Fundamental, ainda. Então, a nossa ideia é que não só a filha dela possa ter educação, mas que ela também possa concluir a educação básica e quem sabe até fazer uma qualificação profissional”, afirmou o secretário Ellen Gera.
O Piauí vem investindo, ao longo das últimas duas décadas, na ampliação de oferta de políticas públicas de acesso à educação de crianças, jovens, adultos e idosos, e vê a necessidade de ampliar essa oferta aos pacientes que residem em hospitais para tratamentos prolongados.
“Nós, hoje, estamos recebendo o secretário Ellen Gera, para fazer uma vistoria, uma avaliação do local e um planejamento para que possamos, a partir deste ano, ofertar aos pacientes internados e para as mães e acompanhantes desses pacientes, a oportunidade de concluir os seus estudos em qualquer curso que a Seduc possa ofertar”, explicou o diretor do hospital, Vinicius Ponte.
O secretário Ellen Gera ressalta que a Seduc já tem desenvolvido projetos de classes escolares nos ambientes hospitalares da capital. "Nossa ideia é que as crianças que aqui estão possam ter acesso às suas atividades, acesso a um acompanhamento pedagógico e elas não percam seu fluxo escolar, mas para além das crianças, que é uma ideia do Dr. Vinicius, possamos levar essa educação às pessoas que acompanham essas crianças”, acrescentou.