Apostando na consolidação do turismo na região sudeste do Piauí, o grupo que lidera os investimentos do Rupestre Eco Lodge, o primeiro hotel de luxo na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), divulgou imagens do empreendimento na Serra Vermelha.
A primeira unidade, localizada exatamente no povoado da Serra Vermelha, está prevista para abertura no segundo semestre de 2021 e terá 8 suítes exclusivas no modelo das redes dos hotéis boutique ou hotéis de charme dos grandes centros ou lugares turísticos.
Equipes da Wanderson Moura Arquitetura e Urbanismo e da Tonico Projetos, do engenheiro Carlos Magno, estão à frente dos trabalhos de reforma, adaptação do espaço e construção dos novos chalés e da piscina.
Todos os projetos estão levando em conta as características da região, contratando profissionais locais com projetos totalmente focados na sustentabilidade. O hotel terá energia solar, reuso da água, banheiros químicos, destinação dos resíduos sólidos, iluminação adequada para ambientes selvagens, entre outras características.
Todas as suítes terão banheiros com áreas verdes internas e jardins de inverno. A madeira utilizada no projeto será eucalipto tratado e aprovado pela legislação. O lixo terá separação do material, reciclagem e destinação adequada.
Parte do valor da diária do hotel (cerca de 2,5%), serão destinadas como doação para o Viveiro Mata Branca, projeto do Instituto Ecológico Caatinga (IEC), ONG sem fins lucrativos que trabalha na Serra Vermelha. Os guias terão um apartamento exclusivo no hotel para descanso, pernoite e banhos.
A empresa Lilian Tur, de São Paulo, já está formando os primeiros grupos que vão conhecer o hotel, o parque nacional e os museus. A viagem será ciceroneada pelo apresentador de televisão Arthur Veríssimo.
Por André Pessoa