Um iate irlandês, com três tripulantes a bordo, ficou à deriva próximo à cidade de Alcântara no sábado, 13. De acordo com relatos, os três estavam dando a volta ao mundo e chegaram ao Brasil, com destino a Alcântara. No entanto, nas proximidades da cidade histórica, o motor do barco apresentou falhas, deixando-os à deriva.
Resgate - Os tripulantes pediram ajuda à Associação dos Práticos, sediada no Porto do Itaqui, que enviou uma lancha para resgatá-los. Ao chegar, a equipe se deparou com uma situação peculiar. Diante dos problemas do motor, os dois homens optaram por retornar à Irlanda velejando com o iate. Sentindo-se insegura em retornar sob essas condições, a mulher decidiu não acompanhá-los.
Prazo - A Praticagem então levou a mulher irlandesa para o Porto do Itaqui, onde a segurança patrimonial a encaminhou à superintendência da Polícia Federal para os procedimentos legais de imigração. Foi concedido a ela um prazo de 30 dias para organizar seu retorno.
Como terminou - Após verificar apenas o problema no motor do iate, a equipe da Praticagem deixou os dois tripulantes seguir viagem de volta, sem a presença da mulher.