De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil chegou a 210 milhões de habitantes, tendo um crescimento de 0,78% em relação a 2018. Mas com a população do estado do Piauí ocorreu o contrário. O IBGE estima que, em 44 cidades, a população tem sido menor do que em anos anteriores.
O supervisor do IBGE, Eyder Mendes, informou que cerca de 13 mil pessoas por ano deixam o Piauí, rumo a outros lugares. "A migração tem gerado a expectativa de alguns municípios de começarem a perder sua população. É com base nesse cálculo que o IBGE faz esse levantamento. Na prática, existem pessoas vindo morar no Piauí e pessoas saindo do Piauí. Mas quando se pega essa conta dos que entraram e saíram, a média das pessoas que saíram do Piauí é muito maior, para procurarem outro trabalho fora do estado. O nosso desempenho econômico no estado não está sendo adequado e vagas de trabalho preocupam todo mundo. E a estimativa do IBGE é que haja uma perda de pessoas, de treze mil, por ano, no estado", relata Eyder Mendes.
Vale ressaltar que, no Piauí, apenas as cidades de Aroeira do Itaim e Regeneração permaneceram com o mesmo número de habitantes de anos anteriores. Os gestores de municípios que quiserem contestar a estimativa do Instituto devem enviar e-mail para ibge@ibge.gov.br.