O Instituto Federal do Piauí (IFPI) abriu, nesta segunda-feira (9), as inscrições para o preenchimento de 645 vagas para cursos técnicos integrados ao médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), distribuídas em 14 municípios do estado.
Os cursos são ofertados de forma presencial nos campi Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2023.
Critérios para concorrer
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos, ter concluído o Ensino Fundamental ou estar concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental, e não ter o Ensino Médio completo. Nos cursos ofertados, o aluno concluirá em até 3 anos simultaneamente uma habilitação profissional técnica e o ensino médio.
Como se inscrever?
Os interessados devem efetuar a inscrição, de forma presencial, até o dia 20 de janeiro, apresentando toda a documentação listada no edital.
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas para uso de cotas (SC-2, SC-2-PCD, SC-4 e SC-4-PCD), deverão obrigatoriamente realizar o procedimento de heteroidentificação, que consistirá em análise fenotípica do candidato pela Comissão, a ser realizada através de filmagem e documentos de identificação no momento da matrícula presencial.
A seleção dos candidatos será feita através da análise do questionário socioeconômico, preenchido no ato da inscrição.