O Instituto Federal do Piauí (IFPI) está investindo aproximadamente 2,5 milhões de reais em editais de fomento à extensão e à pesquisa. Ao todo, são 15 editais que irão atender aos pesquisadores (alunos e servidores) da instituição.
Na área da pesquisa, são 11 editais que buscam incentivar a iniciação científica e o desenvolvimento tecnológico, incentivar a publicação de produção intelectual e financiar a estruturação e reestruturação de laboratórios. Para a extensão, foram divulgados quatro editais, com foco na cultura; agricultura familiar; inclusão social e economia solidária e criativa; e intervenção comunitária.
Para o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, a divulgação dos editais cumpre uma das metas estabelecidas para o primeiro mês de gestão. “Essas ações mostram que, mesmo em um momento de pandemia e de escassez de recursos, a instituição continuará priorizando e investindo no ensino, na pesquisa e na extensão”, garante.
QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES
Ele também diz que, em breve, serão lançadas ações para qualificação e capacitação de servidores e implantadas mais de 200 salas multimídia de suporte aos docentes.