Ilha dos Arvoredos, em São Paulo, ganha prêmio inédito nas Américas

Atualmente, a administração da ilha é conduzida pela Fundação Fernando Lee e pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – Campus Guarujá)

Ilha dos Arvoredos é premiada | Arquivo MTur
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Localizada no município de Guarujá, em São Paulo, a Ilha dos Arvoredos conquistou um feito inédito ao tornar-se o primeiro atrativo das Américas a ser agraciado com o selo Green Key de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade no turismo. 

Gerenciado pela Foundation for Environmental Education (FEE), este selo internacional é reconhecido como um dos principais programas de excelência no setor turístico, destacando-se por promover práticas ambientalmente responsáveis e operações sustentáveis. Com mais de 4 mil estabelecimentos certificados em 60 países ao redor do globo, o Green Key distingue não apenas hotéis, mas também campings, centros de eventos, restaurantes e atrações turísticas, como museus, centros de visitantes e parques temáticos.

Para conquistar essa prestigiada certificação, a Ilha dos Arvoredos teve que atender a rigorosos 65 critérios obrigatórios, comprometendo-se agora a cumprir novos critérios anualmente para manter sua distinção internacional.

Situada a 1,6 km da Praia de Pernambuco, a Ilha dos Arvoredos abrange uma área de mais de 37 mil metros quadrados. Destaca-se por abrigar um centro de tratamento para animais marinhos e operar com um sistema autossustentável de energia elétrica e captação de água da chuva. Desde 2021, a ilha está aberta para visitação pública.

O projeto da ilha, concebido pelo engenheiro Fernando Lee, recebeu concessão da Marinha Brasileira para viabilizar pesquisas científicas. Nas décadas de 1950 e 1960, Lee transformou a ilha em um ambiente habitável e autossuficiente em termos de energia e água potável, implementando um sistema pioneiro de captação de água da chuva. Além disso, a Ilha dos Arvoredos foi a primeira no Brasil a adotar placas de captação de energia solar.

Atualmente, a administração da ilha é conduzida pela Fundação Fernando Lee e pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – Campus Guarujá), que realizam projetos científicos e trabalhos de recuperação de documentos e fotografias históricos, disponibilizados para os visitantes.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES