A equipe de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) recebeu, para verificação subsequente, balanças de revenda de botijões de gás de nove cidades do Piauí, nesta quinta-feira (23).
De acordo com a chefe de fiscalização do IMEPI, Geuseni Rabelo, as balanças de botijão de gás precisam ser verificadas anualmente. “Essas balanças são extremamente necessárias para que o consumidor tenha a certeza que está pagando pela quantidade indicada”, explica Geuseni Rabelo.
Para a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, a ação visa defender os direitos do consumidor. “Nossa intenção principal é evitar que o consumidor seja lesado e garantir que essas balanças estejam dentro das normas estabelecidas pelo INMETRO”, ressalta a diretora.
Todas as balanças são verificadas e, posteriormente, se aprovadas, os empresários pagam apenas a taxa de verificação subsequente. Em caso de alguma irregularidade constatada no momento da análise, as balanças são reprovadas e dependendo do modelo de não conformidade o estabelecimento poderá receber uma multa.