A Receita Federal realiza nesta segunda-feira (30) o pagamento do 5º lote de restituições do Imposto de Renda 2024. No total, mais de 511.025 contribuintes serão contemplados, com um valor total de R$ 1,03 bilhão, incluindo restituições residuais de anos anteriores.
Conforme a Receita Federal, 86.570 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul (RS) foram priorizados neste lote, devido à situação de calamidade decretada no estado. Do montante total, R$ 435,2 milhões correspondem aos contribuintes que têm prioridade no recebimento. Confira abaixo:
- 11.188 idosos acima de 80 anos
- 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 201.381 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;
Outros 106.289 contribuintes que recebem a restituição neste lote não são prioritários.
COMO FAZER A CONSULTA?
Quando a consulta estiver disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e selecionar a opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, clicar em "Consultar a Restituição". A página oferece instruções e canais de atendimento, permitindo uma consulta simplificada ou detalhada da situação da declaração, por meio do extrato de processamento no e-CAC.
Se houver alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração e corrigir as informações. Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente as bases da Receita sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.