Aproximadamente 40 pessoas juntamente com a Prefeitura Municipal, através da prefeita Maria José e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos estão envolvidas no combate ao incêndio que atinge o município de Santana do Piauí em prol de combater o fogo. Não se sabe as causas das queimadas que se alastraram desde a última segunda-feira (30) e nem a extensão em área atingida. Com informações do Cidades na net.
As equipes estão utilizando maquinários como trator pá carregadeira, carro-pipa próprio com capacidade para 12 mil litros d´água. Desde o início da operação até a noite desta quarta-feira (02) foram transportadas e derramadas 04 cargas. Mais um caminhão-pipa de Picos com capacidade para 6 mil litros chegou por volta das 18h20 para reforço do trabalho.
Várias cidades, localidades e comunidades da micro e macrorregião de Picos foram atingidas neste ano de 2019 com queimadas que destruíram fauna e flora. Os Bombeiros de Picos registraram somente em um dia, 16 ocorrências. Entre as cidades afetadas, Santana do Piauí está inclusa no índice.
Terça – feira (1º) de outubro
De acordo com o secretário de Obras, José Leal, nesta terça-feira (1º) de outubro, homens trabalhavam desde o período da manhã até a noite para combater as chamas.
“Iniciamos o combate ao incêndio desde onze da manhã desta terça e prosseguimos até umas onze e meia da noite. Fizemos vistorias em toda a região atingida, cerca de dois quilômetros de mata a dentro. Apagamos e ficou tudo controlado”, disse.
Quarta-feira (02) de outubro
José Leal afirmou ainda que na manhã desta quarta-feira (02) um equipe foi deslocada para checar o local e vistoriar possíveis vestígios de fogo. Contudo, fizeram todo percurso e não foi detectado nenhum foco.
“Enviei uma equipe para vistoriar e verificar como estava, se apresentava risco de incêndio. Fizeram a checagem com carro-pipa hoje bem cedo até 10 horas da manhã e não foi constatado nada. Ficamos crentes que estava tudo sob controle. Caminhamos lá por dentro, estava tudo normal e não tinha fogo nenhum”, acrescentou.
Ressurgimento do fogo
Após duas horas da vistoria da equipe de combate que ficou até as 10h da manhã desta quarta (02), as chamas ressurgiram de forma súbita e agressiva ameaçando residências e causando pânico nas pessoas. “O fogo esteve muito próximo das casas. Foi obrigado a tirarmos pessoas de dentro. Nuca vi um fogo daquele jeito. O fogo andou perto demais e foi Deus quem ajudou”, relatou.
“Agradeço imensamente a todos que estão ajudando empenhados para combater o fogo e peço que mais pessoas venham ajudar também, pois se somarmos aos que já estão aqui, com certeza será muito útil”, agradeceu o secretário de Obras solicitando mais apoio para facilitar o trabalho de combate às chamas.
Dentre as várias localidades atingidas está a Várzea dos Francos. É possível notar que boa parte de sua vegetação foi devastada através da imagens abaixo que denotam a violência das chamas que acometeram roças e criatórios de abelhas.