
O incêndio que há nove dias atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, deverá ser contido completamente em até três dias, informou o ministro do Meio Ambiente, Marcelo Cruz. De acordo com o ministro, o fogo já está controlado e cinco aviões tanque estão sendo utilizados, além do trabalho intenso feito por 200 brigadistas do Corpo de Bombeiros.

O fogo já causou a destruição de um quarto da Chapada dos Veadeiros, além de provocar a morte de milhares de animais que ali viviam. O controle das chamas é feito por cinco aviões tanque, uma aeronave Hércules C-130 (da Força Aérea Brasileira), quatro helicópteros, 170 brigadistas, mais de 40 bombeiros e policiais ambientais, além da ajuda de populares, através do uso de abanadores (equipamento em formato de pá que ajuda a apagar o fogo), além de
"O fogo começou a chegar bem perto da minha casa e dos meus vizinhos. Numa noite, vi o fogo descendo morro abaixo", contou o fotógrafo paulista Davi Boarato, presente no local a trabalho.
As causas do incêndio estão sendo investigadas. "Há fortes indícios de que alguns dos focos foram ateados de propósito e de forma criminosa”, informou o ministro.
O Ministério do Meio Ambiente suspeita que o incendiário “utilizou uma motocicleta e galões de combustível para atear fogo em áreas escolhidas por alguém que conhece a região e o comportamento do fogo”.
O ministro informou ainda que irá solicitar o apoio da Polícia Federal para identificar as causas do incêndio ou os prováveis incendiários.