Infecção grave por COVID-19 pode levar a ter esquizofrenia

A pesquisa diz que a doença respiratória também pode desencadear uma série de sintomas neurológicos

Pessoas que tiveram Covid-19 podem desenvolver esquizofrenia | reprodução internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um novo estudo descobriu que pessoas que tiveram Covid-19 tem um aumento de 11% no risco de desenvolver esquizofrenia. Embora vários estudos anteriores tenham detectado uma associação por meio de métodos observacionais entre a gravidade da infecção e a esquizofrenia, esta é a primeira realmente a chegar a investigação e identificar.

A pesquisa publicada na revista científica " Psychiatry Research”, diz que a doença respiratória também pode desencadear uma série de sintomas neurológicos persistentes, como névoa cerebral, fadiga e até psicose . 

A esquizofrenia pode ser desenvolvida por pacientesque tiveram Covid-19 - Pixabay

Distúrbios

Os autores do novo estudo dizem que “o SARS-CoV-2 pode sim invadir o sistema nervoso central.Assim, acaba por impactar a estrutura, metabolismo, função e atividade do cérebro”.

Os pesquisadores analisaram dados de dois estudos de associação de todo o genoma (GWAS), onde é possível que eles estudem todo o genoma de grandes grupos de pessoas para identificar variantes genéticas específicas que estão associadas a determinadas doenças ou características. 

Infecção por Covid-19 pode levar a quadros de esquizofrenia - reprodução

Infecção

Assim, poderiam determinar se aqueles com suscetibilidade genética à hospitalização após infecção por SARS-CoV-2 eram mais propensos a desenvolver esquizofrenia.

Os dois conjuntos de dados GWAS incluíam informações genéticas relacionadas a 122.616 pessoas que contraíram o vírus, e outros 32.519 pacientes que foram hospitalizados pela doença. Depois de avaliar os dados, os autores do estudo descobriram uma ligação entre a responsabilidade genética do COVID-19 grave e o risco de desenvolver esquizofrenia.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES