Inmet alerta para chuvas intensas no Norte e no Sudeste; veja a previsão

Apesar das precipitações, o calor ainda deve persistir durante o fim de semana, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste

Inmet alerta para chuvas intensas no Norte e no Sudeste; veja a previsão | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Chuvas intensas devem afetar nove estados neste sábado, de acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar das precipitações, o calor ainda deve persistir durante o fim de semana, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, onde capitais poderão registrar máximas acima de 30°C. 

Veja os alertas emitidos pelo Inmet

Neste sábado, o Inmet prevê chuvas intensas no Acre, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo, com acumulados de até 50mm por dia e ventos fortes. 

No Rio de Janeiro e em São Paulo, o instituto também prevê acúmulo de chuva, mas sem alerta para ventos. As capitais devem registrar máximas de 25°C e 24°C, e mínimas de 19°C e 14°C, respectivamente.

Em outras capitais, algumas máximas podem se aproximar dos 40°C, como em Cuiabá (43°C), Goiânia (40°C), Palmas (38°C) e Porto Velho (39°C). Por outro lado, no Sul, as mínimas devem cair, chegando a 9°C em Curitiba, 15°C em Florianópolis e 12°C em Porto Alegre.

QUANDO TERMINA O CALORÃO?

O calor persistente nos próximos dias pode afetar a qualidade do ar, aumentando o potencial para queimadas e causando visibilidade reduzida. A umidade do ar deve ficar em alerta em várias capitais.

Segundo o Inmet, uma onda de calor afeta o Centro-Sul do Brasil nesta semana, atingindo estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Tocantins, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%. 

Essa onda de calor deve durar até o dia 8 de outubro, com temperaturas em áreas do Centro-Oeste, interior de São Paulo, Tocantins e Nordeste podendo ficar de 3 a 5°C acima da média, alcançando máximas de 38 a 39°C. Em Cuiabá e Corumbá, as máximas podem chegar a 40/42°C.

Na noite de quarta-feira, uma frente fria deve trazer ar frio ao Sul e parte do Sudeste, provocando uma leve queda nas temperaturas, especialmente no leste e sul de São Paulo. Contudo, áreas do Brasil central continuarão quentes, com temperaturas acima da média em Minas, Goiás e parte do leste de Mato Grosso.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES