Inmet alerta para chuvas intensas no Piauí, DF e mais 11 estados

O aviso permanecerá vigente até a quinta-feira (4), com a possibilidade de estender-se nos próximos dias.

Alerta de chuvas intensas para boa parte do Brasil | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quarta-feira (3) sobre a ocorrência de chuvas intensas no Distrito Federal (DF) e mais 12 estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. O aviso permanecerá vigente até a quinta-feira (4), com a possibilidade de estender-se nos próximos dias.

Segundo dados do órgão meteorológico, estão previstas precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas por ventos que podem atingir velocidades entre 60 a 100 km/h. Dentre os potenciais impactos, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta abrange não apenas o Distrito Federal, mas também estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Entre os estados afetados estão Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste; Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, no Nordeste; Pará, Rondônia e Tocantins, no Norte, e Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste.

O meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, ressalta que o alerta não implica necessariamente chuvas intensas em todas as regiões, explicando que a instabilidade é comum durante o verão. Essa condição é atribuída à atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, que perpassa as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mantendo a umidade na região. A previsão é de que esse padrão de instabilidade persista nos próximos dias.

Diante desse cenário, o Inmet orienta a população a evitar abrigar-se sob árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco de descargas elétricas. Além disso, recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda, e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES