O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, nesta sexta-feira (22), o alerta de “grande perigo” em vista do aumento na intensidade da onda de calor no Brasil. A temperatura de 11 estados e o Distrito Federal passam por temperaturas em cima da média e devem estender o aviso até a próxima terça-feira (26).
A onda de calor teve início na última segunda-feira (17) e deve atingir seu ponto máximo durante o fim de semana, com a expectativa de continuar afetando áreas do interior na semana seguinte. Em certas regiões, as temperaturas podem atingir até 43°C.
Estados sob alerta de “grande perigo”:
- 1. Bahia
- 2. Distrito Federal
- 3. Maranhão
- 4. Minas Gerais
- 5. Paraná
- 6. Rio de Janeiro
- 7. São Paulo
- 8. Mato Grosso
- 9. Pará
- 10. Goiás
- 11. Mato Grosso do Sul
- 12. Tocantins
O aviso permanecerá em vigor até as 18h de terça-feira, dia 26. De acordo com o Inmet, em termos gerais, um alerta vermelho é emitido quando se prevê a ocorrência de um evento meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".
Os avisos do Inmet são emitidos em meio a uma onda de calor excepcional no Centro-Sul do país, que atingirá seu pico com possíveis recordes no fim de semana. O aumento das temperaturas está diretamente ligado a um El Niño muito mais intenso este ano e à crise climática em curso.
Previsão de onda de calor
Segundo os meteorologistas, no Rio Grande do Sul, as chuvas intensas devem continuar até o final de semana, e o ponto mais alto da onda de calor no Centro-Sul do país está programado para o mesmo período, abrangendo o período entre sexta-feira (22) e domingo (24).
Cuidados básicos
As altas temperaturas reduzem a umidade relativa do ar, o que pode resultar em complicações respiratórias, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. O órgão aconselha que as pessoas mantenham a hidratação, evitem atividades físicas, se protejam da exposição solar durante os horários mais quentes, utilizem cremes hidratantes para a pele e umidifiquem o ambiente.