O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso nesta quarta-feira (25) com grau de severidade de "grande perigo" para o litoral de estados como Paraíba, Pernambucoe Alagoas. O alerta se deu por causa das chuvas que atingem Alagoas e Pernambuco desde a noite de terça (24). Dois avisos já tinham sido emitidos na noite anterior, mas eram mais brandos que o atual.
Em Maceió, a chuva já provocou estragos. Foram registrados alagamentos e deslizamentos nas primeiras horas da manhã. No interior, há registros de casas inundadas em Rio Largo e de desabamento de residências em Penedo.
O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil prevê ondas que podem atingir 2,5 m na extensão que vai de Salvador até Natal, passando por Maceió. A visibilidade pode ficar restrita em alto mar durante as pancadas de chuva.
Alerta vermelho
O alerta na cor vermelha indica que pode chover volume superior a 60 mm/h (chuva forte) ou acima de 100 mm/dia no Leste Alagoano, o dobro do volume considerado pelos meteorologistas para classificação de chuva muito forte.
O Inmet alerta para o "risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas".
Orientações para os seguintes cuidados durante as chuvas:
- Evite enfrentar o mau tempo
- Observe alteração nas encostas
- Permaneça em local abrigado
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alerta continua
O risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios devido ao grande volume de chuvas continua alto para Pernambuco até domingo (29), alertou o Instituto Nacional de Meteorologia Inmet neste sábado (28).
O Recife está sob alerta de grande perigo, de acordo com o Inmet, até a manhã de domingo (10). A região metropolitana da capital deve receber mais de 60 milímetros de chuva por hora nesse período, com mais de 100 milímetros por dia.