Inmet emite alerta de perigo potencial para onda de calor; veja as regiões

Na cidade de São Paulo, a semana se inicia com temperaturas amenas, com máxima podendo chegar a 26°C, segundo o Inmet

Inmet emite alerta de perigo potencial para onda de calor; veja as regiões | Tomaz Silva/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor abrangendo boa parte da região Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Segundo a Climatempo, as temperaturas devem se situar de 3°C a 5°C acima da média em diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, parte da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

🔥 TEMPERATURAS ALTÍSSIMAS: Além disso, há previsão de que as temperaturas possam exceder 5°C acima da média em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. A partir do meio da semana, espera-se que o calor se intensifique em áreas como o Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do oeste gaúcho. Por isso, é provável que a chuva diminua sua intensidade no Sul e no Sudeste do Brasil nos próximos dias.

Na cidade de São Paulo, a semana se inicia com temperaturas amenas, com máxima podendo chegar a 26°C, segundo o Inmet. No entanto, o Instituto prevê um aumento gradual da temperatura máxima na capital ao longo da semana, chegando a 36°C na sexta-feira (15). Essa variação representa uma diferença de 10°C entre segunda (11) e sexta-feira (15). Capitais como Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro também têm previsão de aumento na temperatura máxima ao longo da semana.

☀️ O QUE ESTÁ PROVOCANDO ISSO? A onda de calor é caracterizada quando as temperaturas previstas ficam pelo menos 3°C acima da média histórica para o período do ano. Segundo a Climatempo, o ar quente tem se fortalecido no Chaco Paraguaio e no norte da Argentina ao longo da última semana, devido a um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, o que dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o clima seco, com aquecimento gradual.

🪶 CHEGADA DO OUTONO: O mês de março assinala a transição do verão para o outono no hemisfério sul, marcado pelo equinócio de outono. Durante esse período, os raios solares incidem de forma mais direta sobre a Linha do Equador devido a uma inclinação do eixo da Terra em relação ao sol. Consequentemente, os hemisférios Norte e Sul recebem uma quantidade equitativa de radiação solar.

Essa igualdade na distribuição de radiação solar ocorre devido à redução na quantidade de radiação recebida em uma determinada região da superfície terrestre, resultado da angulação dos raios solares em relação à superfície. Como resultado desse fenômeno, ocorre uma diminuição gradual na temperatura, marcando o início do outono. Em 2024, o equinócio de outono está agendado para o dia 20 de março.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES