As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 terminam nesta sexta-feira (18). Os interessados têm até meia noite do dia 18 de maio para fazer o cadastro e até o dia 23 de maio para pagar a taxa, no valor de R$ 82. As provas serão realizadas em 4 e 11 de novembro, dois domingos, assim como em 2017.
Isenção de taxa
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição e de justificar ausência da edição passada terminou no dia 15 de abril. Ao todo, 3.818.663 brasileiros solicitaram o direito de não pagar a taxa de inscrição. Destes, 208.588 foram participantes isentos em 2017, que faltaram aos dois dias de aplicação e precisavam justificar a ausência para ter direito à nova isenção. Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos que justificassem a ausência no exame.
Alunos de escola pública têm gratuidade automática
Excepcionalmente, em função da mudança no formato quanto ao pedido de isenção da taxa do Enem 2018, o Inep informou que, os estudantes que concluírem o Ensino Médio este ano na escola pública terão a gratuidade automática ao se inscreverem, independentemente de terem solicitado ou não a isenção em abril.
Atendimento especializado
Outra novidade se refere ao atendimento especializado. Os participantes do Enem 2017 que tiveram laudo de comprovação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) aprovado não precisarão apresentar novo laudo em 2018, se a solicitação for para a mesma necessidade.
Todos os interessados em prestar o exame, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção serão necessárias essas duas etapas.
Mudança no tempo da prova
A principal novidade do Enem 2018 é relacionada ao segundo dia de provas, que passará a ter mais 30 minutos de duração para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Agora, os estudantes terão cinco horas para responder às questões.
Tudo sobre o Enem
Todas as informações sobre o Enem estão disponíveis no portal do Inep, na página do Enem 2018 e no aplicativo Enem 2018, disponível na App Store e na Google Play. As redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do MEC, outros canais oficiais de comunicação com os participantes, também têm informações e respondem a dúvidas. O Fale Conosco do MEC/Inep atende pelo 0800 616161 e em sua versão on-line.