A presidente do Instituto de Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cássia Sant’anna Cortez, anunciou nesta sexta-feira (11) que a instituição lançará a Medalha Esperança Garcia, com o objetivo de reconhecer e homenagear mulheres advogadas. No programa Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Nágila Alves, Rita de Cássia também falou sobre a semana de inauguração da sub-sede da IAB no Piauí.
A instituição máxima do conhecimento jurídico na prática advocatícia no Brasil vai homenagear Esperança Garcia, mulher negra escravizada reconhecida como a primeira advogada piauiense. A Medalha será apresentada às mulheres do setor jurídico que se destacam na contribuição e valorização da profissão que exercem.
“Vamos lançar a Medalha Esperança Garcia para homenagear a mulher que simboliza o espírito da advocacia. Esperança foi uma mulher escravizada que conseguiu fazer uma petição com o intuito de conseguir direitos e pedir que ela não fosse maltratara”, falou a presidente da IAB.
Em 1770, Esperança Garcia escreveu uma petição ao governador da Capitania em que denunciava as situações de violências pelas quais, seus filhos e suas companheiras passavam e pedia providências. Dia 06 de setembro, data de escrita da carta, foi instituído o Dia Estadual da Consciência Negra, no Piauí, em 1999. Em 2016, foi criada a Pós-graduação em Direitos Humanos em sua homenagem, em Teresina/PI.
Ao longo dos seus 178 anos de história, a IAB, instituição jurídica mais antiga da América , apresenta quatro medalhas em cerimônias de reconhecimento de profissionais da advovacia e associados: a Medalha Teixeira de Freitas, Medalha Montezuma, Medalha Levi Carneiro e a Medalha Luiz Gama.
Presidente do Instituto de Advogados Brasileiros inaugura seção em Teresina
A presidente do Instituto de Advogados Brasileiros, Rita de Cássia Sant’anna Cortez, visitou Teresina para inaugurar a seção do IAB no Piauí. A sede do IAB em Teresina funcionará em espaço cedido pelo Serviço Social do Comércio, dirigido pelo advogado e empresário Valdeci Cavalcante e sua abertura vai ampliar o acesso de advogados e outros profissionais à ciência jurídica, um dos pilares do funcionamento do Instituto de Advogados Brasileiros.