O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina – IPMT recebeu nesta sexta-feira (17) a visita de fiscais do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – COREN-PI. O objetivo da fiscalização foi acompanhar o desenvolvimento das atividades realizadas pelos enfermeiros auditores no IPMT Saúde e Plante, serviços de assistência à saúde prestados pelo IPMT.
Durante a visita, a fiscal do COREN-PI, Gersonete dos Santos Sobrinho, verificou a situação de trabalho dos enfermeiros auditores, as escalas, bem como se as atribuições da equipe estão em consonância com a legislação pertinente e se os profissionais estão devidamente inscritos no Conselho. De acordo com a lei que regulamenta o exercício da enfermagem, a consultoria, auditoria e emissão de parecer em matéria de enfermagem é privativa do enfermeiro.
“Estamos avaliando se as funções estão sendo cumpridas corretamente. A sociedade coloca o enfermeiro como assistente, mas ele também é técnico, administrativo e gerencial. A presença do auditor enfermeiro regula a qualidade do serviço que é prestado”, disse a fiscal.
Em 2021, o setor de auditoria de enfermagem do IPMT passou por reformulações e conta com o quadro de enfermeiros capacitados em auditoria, chefiado por enfermeiro auditor especialista. A auditoria é fundamental para uma boa gestão pois funciona como um instrumento que evita erros nos procedimentos e gastos desnecessários na instituição de saúde.
Para o gerente do Fundo de Assistência à Saúde, Jefferson Ribeiro, a fiscalização realizada pelo COREN-PI é positiva, pois busca atestar a qualidade dos serviços prestados pelo IPMT Saúde e Plante, além de dar maior segurança para os profissionais de enfermagem que atuam no órgão.
“Onde não há padrão, não existe melhoria. Visando atingir nossos objetivos, estamos padronizando e aplicando melhorias contínuas para buscar a excelência em nosso Fundo de Assistência à Saúde dos servidores municipais de Teresina e assim atender da melhor forma possível os segurados do IPMT-Saúde e PLANTE”, destacou o gerente.