Tecnologia que representa a capacidade de aprendizado das máquinas para tomada de decisões e resolução de problemas, a Inteligência Artificial (I.A.) vem revolucionando indústrias e mercados, especialmente na área da saúde.
A otimização dos processos e a possibilidade de diagnósticos mais precisos e em curto espaço de tempo têm atraído as organizações de saúde, que apostam cada vez mais nas ferramentas de I.A., obtendo retornos positivos.
De acordo com o professor, doutor Pedro de Alcântara, especialista na área de Ciência da Computação, a Inteligência Artificial é toda e qualquer tecnologia que tem a capacidade de aprender com o tempo e ajudar na tomada de decisões. “O grande objetivo de uma I.A. é ajudar a solucionar um problema e ela pode ser aplicada em vários contextos. No caso dos planos de saúde, a ferramenta pode auxiliar na hora da regulação de procedimentos e na auditoria”, afirma.
Quando se fala em gestão em saúde, dentre os vários benefícios da tecnologia, a agilidade nos processos de tomada de decisão é um dos mais importantes. Um exemplo da aplicação da inteligência artificial neste contexto é o sistema que está modernizando a regulação de procedimentos médicos do IASPI Saúde, plano de autogestão do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI).
O sistema é uma ferramenta de Inteligência Artificial que possui a capacidade de reconhecer padrões de necessidade para a realização de nove tipos de exames de alto custo, o que reduz consideravelmente o tempo de espera para autorização destes procedimentos pelo plano. Antes da instalação do sistema, a autorização destes exames era realizada de forma presencial na sede do Instituto. Agora, a solicitação é feita totalmente on-line.