O alerta de tsunami emitido para a costa da Califórnia e do Oregon, no oeste dos Estados Unidos, após um terremoto de magnitude 7.0, registrado nesta quinta-feira (5), foi cancelado uma hora depois de ter sido. O governo dos EUA anunciou não haver mais riscos.
Uma mensagem enviada ao telefone dos moradores informava que "ondas poderosas e correntes fortes podem atingir áreas costeiras próximas". Quase 5 milhões de pessoas vivem na região.
"Você está em perigo. Afaste-se das águas costeiras. Vá para terrenos altos ou para o interior agora. Mantenha-se longe da costa até que as autoridades locais digam que é seguro retornar."
Após o aviso de tsunami, diversos veículos foram vistos deixando áreas costeiras e se dirigindo para regiões mais altas. A CBS News informou que escolas da região costeira da Califórnia chegaram a ser evacuadas. O Zoológico de San Francisco afirmou em uma rede social que todos os visitantes foram retirados do local e os funcionários e animais foram levados para espaços seguros.
TREMORES DE TERRA
O terremoto foi sentido a cerca de 60 km da cidade de Petrolia, nesta quinta-feira (5), a uma profundidade de 10 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Pouco depois, foi registrado um segundo terremoto de magnitude 5,8 no continente, próximo à cidade de Cobb, a 159 km de São Francisco. Tremores menores também foram sentidos cerca de 10 minutos depois no Havaí, a mais de 3 mil km de distância da Califórnia.
Cerca de 19 mil pessoas estão sem energia elétrica no norte da Califórnia. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre danos em nenhum local da costa oeste dos Estados Unidos.
Com informações do g1