Nessa terça-feira (03), foi realizada a "Super Terça", o dia em que 14 estados e um território fazem suas prévias democratas na corrida para definir o candidato opositor de Donald Trump na eleição de novembro. Em jogo, estavam 1.344 delegados, cerca de um terço dos 3.979 nomes que decidirão quem vai ser o adversário do republicano Donald Trump nas eleições de novembro.
Na véspera da "Super Terça", as pesquisas mostraram-se amplamente favoráveis a Sanders. O senador liderava em três (Califórnia, Texas e Virgínia) dos quatro estados com o maior número de delegados para a convenção que decidirá no final de julho o nome do candidato democrata que vai disputar a eleição presidencial.
Só a Carolina do Norte se posiciona a favor de Biden, que, por sua vez, está, no geral, mais bem posicionado do que Bloomberg.
Quatro estados já realizaram prévias democratas. O Partido promoveu dois caucus e duas primárias, em Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul. No primeiro, houve um empate entre Pete Buttigieg e Bernie Sanders, com um delegado a mais sendo atribuído a Buttigieg. Sanders venceu em outros dois estados, com um placar apertado em New Hampshire e ampla vantagem em Nevada, e Joe Biden conquistou sua primeira vitória na Carolina do Sul.
Republicanos
Embora já tenha declarado que irá apoiar a candidatura à reeleição de Donald Trump, o Partido Republicano tem outros pré-candidatos. Alguns estados chegaram inclusive a cancelar suas prévias, mas outros mantiveram o calendário eleitoral e também realizam primárias na Superterça.
Os republicanos tiveram primárias nesta terça em Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Vermont.