Após 45 anos preso, homem é inocentado de crime nos Estados Unidos

Richard Phillips era acusado de participação em um assassinato

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um cidadão do estado americano de Michigan que foi absolvido da condenação por assassinato depois de passar 45 anos na prisão, não enfrentará um segundo julgamento.

A promotora Kym Worthy disse na quarta-feira (28) que está desistindo do caso contra Richard Phillips. Ela afirma que ele foi vítima de falso testemunho por parte de uma testemunha chave. Worthy afirma que o que aconteceu com Phillips "não foi justiça em absoluto".

A condenação por assassinato de Phillips foi descartada no verão passado e ele está solto desde dezembro. Phillips provavelmente será elegível para mais de US$ 2 milhões de indenizações sob a lei de condenação ilícita de Michigan. Há muitos anos, ele afirma que não tem nada a ver com o tiroteio fatal de Gregory Harris em 1971. Em 2014, a Clínica de Inocência da Escola de Direito da Universidade do Michigan descobriu que um dos réus disse que Phillips não desempenhou nenhum papel no assassinato.

Ainda que Richard Phillips se considere inocente e tenha passado mais de quatro décadas na prisão, ele considera que o sistema penal funciona bem, mas apenas "não é rápido o suficiente". Ainda segundo Phillips, uma vez que "nunca carregou amargura, não é um homem amargo".

A promotora responsável pelo caso lamentou e disse que não há nada que possa fazer, neste momento, para recompensar a vítima.

"Não há nada que eu possa dizer para trazer de volta 40 anos da vida dele. O sistema falhou para ele", disse Worthy.

Um dos objetivos de Phillips agora é reencontrar-se com os dois filhos, que tinham 2 e 4 anos quando ele foi preso em 1972. Ele afirma que apesar de seu caso ter se tornado famoso, não teve notícias deles desde então.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES