Pelo menos 32 palestinos morreram em ataques militares israelenses na Faixa de Gaza na madrugada deste sábado (30), de acordo com médicos locais. Uma das ofensivas atingiu um veículo próximo a uma reunião de pessoas que recebiam ajuda humanitária em Khan Younis, no sul de Gaza.
TRABALHADORES HUMANITÁRIOS ENTRE AS VÍTIMAS
Entre os mortos, três eram funcionários da World Central Kitchen, organização humanitária dos EUA, segundo a agência palestina WAFA. O veículo atingido fazia parte da equipe de segurança responsável por supervisionar a entrega de ajuda, informou uma fonte do Hamas.
CASA ATINGIDA E MORTES EM JABALIA
Outro ataque em uma casa no centro da Cidade de Gaza resultou em pelo menos sete vítimas fatais, segundo a Defesa Civil de Gaza. Em Jabalia, no norte do território, um oficial da Defesa Civil foi morto, elevando para 88 o número de trabalhadores da defesa civil mortos desde o início do conflito.
JUSTIFICATIVA ISRAELENSE
O exército israelense informou que o alvo de uma das ações era um palestino supostamente envolvido no ataque do Hamas contra Israel em outubro de 2023. As autoridades investigam a relação do indivíduo com a organização humanitária World Central Kitchen.