O apoio ao casamento gay nos Estados Unidos está crescendo, segundo pesquisa realizada pela Quinnipiac University (Connecticut), que também registra uma maioria a favor da legalização da maconha.
No total, 48% dos entrevistados por telefone disseram apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em alta na comparação com os 36% que responderam afirmativamente quando a pesquisa Quinnipiac foi feita em 2008.
Por outro lado, 46% se opõem, contra os 55% em 2008.
Entre os católicos brancos, o apoio alcançou 49%, apesar da forte oposição da Conferência de Episcopal católica dos Estados Unidos ao casamento entre gays ou lésbicas.
A pesquisa é publicada antes da decisão que deve tomar a Suprema Corte de Justiça, provavelmente na sexta-feira (7), sobre a constitucionalidade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, que é legal em nove estados da União, mas não é reconhecido pela lei federal.
A pesquisa também indica que 51% dos americanos acham que a maconha deve ser legalizada, enquanto 44% são contrários. O apoio é maior entre os homens e a faixa etária de 18 a 29 anos.
Esta é a primeira vez que a Universidade de Quinnipiac faz esta pergunta e, dada a tendência registrada, a legalização da maconha parece apenas uma questão de tempo, segundo Peter Brown, diretor adjunto do Instituto de Pesquisas da QU.
Foram entrevistados 1.949 eleitores registrados de 28 de novembro a 3 de dezembro, com uma margem de erro de 2,2 pontos.