Uma criança que nasceu com uma enorme deformidade na cabeça passou por uma cirurgia para evitar que seu cérebro fosse esmagado. Kaydence Theriault e seus irmãos (trigêmeos) Taylor e Kaylin ? de três anos de idade - nasceram com a Síndrome de Crouzon, que faz com que a cabeça do bebê cresça e fique deformada.
Kaydence apresentava o caso mais grave, sendo algo inédito para os médicos que trabalharam no caso. Ele necessitava de uma cirurgia para conseguir salvar sua vida, evitando que o cérebro fosse danificado. Foi então que cirurgiões crânio-faciais especialistas se reuniram para resolver o caso.
A criança passou pela operação e agora está se recuperando bem, podendo comemorar o quarto aniversário junto com os irmãos.
Síndrome de Crouzon é uma condição genética rara que causa a fusão precoce dos ossos do crânio com desenvolvimento anormal da face. Isso ocorre quando alguns dos ossos se fundem demasiadamente, fazendo com que o rosto se deforme.
A síndrome afeta 1,6 pessoas em cada 100.000 e é causada por uma mutação genética. Apenas um dos pais precisa ser um portador para que uma criança herde a condição - uma pessoa com síndrome de Crouzon tem 50 por cento de transmiti-la para seus filhos.