A cantora Beyoncé Knowles foi escolhida para cantar o hino nacional norte-americano na cerimônia de posse do presidente Barack Obama no dia 21 de janeiro, informou o comitê responsável pelo evento, nesta quarta-feira (9).
A cantora foi uma presença regular na Casa Branca durante o primeiro mandato de Obama. Com seu marido, o rapper Jay-Z, a cantora também foi uma importante doadora para a campanha de Obama.
Quatro anos atrás, Beyoncé embalou o primeiro-casal com "At Last", de Etta James, durante o baile oficial da posse. Dessa vez ela será responsável pelo hino nacional.
Obama também escolheu o poeta gay de origem cubana, Richard Blanco, para recitar uma obra durante a posse."Blanco será o poeta mais jovem até hoje, e o primeiro hispânico e homossexual, a ser escolhido como Poeta Inaugural", informou o comunicado do Comitê da posse. Marcado por sua condição de imigrante e pelo exílio de seus pais, Blanco escreve sobre sua identidade gay, sobre sua inserção na sociedade americana e sobre o que significa o "sonho americano" no século XXI.
A performance de Beyoncé cantando o hino dos EUA, no entanto, não deve ser o momento em que ela será mais assistida no inverno do Hemisfério Norte. Ela cantará no show do intervalo do Super Bowl, a final da liga profissional de futebol americano, marcada para 3 de janeiro, que é consistentemente a maior audiência televisiva dos Estados Unidos no ano.
Além de Beyoncé, a estrela country Kelly Clarkson também estará presente na posse de Obama e vai cantar "My Country, "Tis of Thee".
Clarkson, que se considera uma "republicana de coração", declarou apoio a Obama em outubro, pouco antes da eleição presidencial de 6 de novembro em que o presidente, do Partido Democrata, conquistou a reeleição contra o candidato republicano Mitt Romney.
James Taylor, que se apresentou na convenção nacional do Partido Democrata em Charlotte, Carolina do Norte, em agosto, vai cantar "America the Beautiful". Em 2009, Aretha Franklin cantou o hino nacional na posse de Obama.