Um brasileiro, não identificado, natural de Inhumas, Goiás, foi preso no Aeroporto Internacional de Lisboa sob acusação de ter provocado a morte de sua própria filha, um bebê de três meses, por meio de agressões físicas que ocorreram em abril de 2023, na Bélgica. O indivíduo estava sujeito a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas.
O homem foi capturado em uma colaboração entre a Polícia Federal do Brasil e autoridades policiais da Bélgica e de Portugal. Conforme relatos da polícia belga, o brasileiro é apontado como o principal suspeito pelo falecimento da criança, uma vez que era a única pessoa presente no apartamento onde ocorreu o incidente fatal.
Após investigação realizada pela perícia médico-legal do país europeu, concluiu-se que a morte do bebê foi ocasionada por graves lesões resultantes de sacudidas violentas e um impacto fatal na região craniana.
O indivíduo, monitorado pelas autoridades policiais brasileiras, acendeu um alerta ao iniciar sua viagem com destino a Portugal. Agora, ele será extraditado para a Bélgica, onde enfrentará acusações criminais de homicídio e lesão corporal grave, sujeito a penas previstas que podem alcançar até 20 anos de detenção, de acordo com o Código Penal Belga.