Após um mês após o início do conflito entre Israel e Hamas, um grupo de 34 brasileiros finalmente conseguiu ser incluído na lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, na fronteira do Egito.
Todavia, pouco depois da liberação na sexta-feira (10), a passagem de Rafah foi fechada, e os embaixadores do Brasil não têm informações sobre quando os brasileiros poderão deixar o local. Além dos brasileiros, a lista de saída inclui cidadãos de outros 14 países, totalizando 554 pessoas. Esta seria a sétima leva de estrangeiros a deixar a região.
Confira a lista de estrangeiros que podem deixar Gaza:
Canadá: 256 pessoas
Romênia: 101 pessoas
Rússia: 82 pessoas
Brasil: 34 pessoas
Polônia: 26 pessoas
EUA: 14 pessoas
Albânia: 14 pessoas
Nova Zelândia: 12 pessoas
China: 10 pessoas
Alemanha: 8 pessoas
Índia: 7 pessoas
Indonésia: 6 pessoas
Dinamarca: 5 pessoas
Holanda: 2 pessoas
Malásia: 2 pessoas
De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a passagem foi fechada devido à passagem de ambulâncias no local e afirmou que ainda não é possível determinar se a saída dos brasileiros ocorrerá hoje ou durante o fim de semana.
"Apesar de terem sido conduzidos até o posto de controle, eles não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto", declarou. "A passagem é complexa, pois o posto de controle de Rafah fica aberto apenas por algumas horas por dia, e há um entendimento de que as ambulâncias têm prioridade. Foi isso que ocorreu hoje".