A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que a vazão das Cataratas do Iguaçu está atualmente em 9,4 milhões de litros de água por segundo neste sábado (14), de acordo com seu monitoramento hidrológico.
Devido ao grande volume de água, a passarela próxima às quedas do lado brasileiro permanece fechada como medida de segurança, conforme informado pela assessoria do parque. No entanto, os demais trechos da trilha próximos às Cataratas estão abertos para visitação.
A decisão de fechar a passarela brasileira foi tomada na sexta-feira (13), depois que a vazão atingiu quase 11 milhões de litros de água por segundo, cerca de 7 vezes mais do que a vazão normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.
De acordo com o Parque Nacional do Iguaçu, 10 mil pessoas devem passar pelo local neste sábado (14). Na sexta (13), foram quase 12 mil visitantes.
A reabertura da passarela será feita somente após a vazão atingir níveis seguros para os visitantes. Para isso, vistorias constantes à estrutura da passarela são feitas pelos técnicos do parque.
O aumento da vazão se deve as chuvas constantes ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce na região de Curitiba e segue no sentido leste/oeste, associado a abertura dos vertedouros das seis usinas distribuídas ao longo do Rio Iguaçu para garantir às represas níveis seguros de operação.