O Congresso dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que pode banir o TikTok no país, enquanto também prevê ajuda financeira para Ucrânia, Israel e Taiwan. A proposta foi aprovada na noite de terça-feira (23) e dá à ByteDance, dona do TikTok, a opção de vender a plataforma para um comprador de confiança dos norte-americanos.
POSICIONAMENTO DA PLATAFORMA: O TikTok manifestou sua decepção com a decisão, afirmando que a medida viola os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de estadunidenses. O projeto conta com o apoio do presidente Joe Biden, e se ele sancionar a lei, a ByteDance terá 270 dias para encontrar um comprador ou enfrentar o banimento do aplicativo.
AÇÃO JUDICIAL: A ByteDance também pode entrar com uma ação judicial para impedir a aplicação da lei, alegando que a proposta é inconstitucional. Caso a ByteDance não cumpra as exigências, Apple e Google deverão remover o TikTok de suas lojas de aplicativos.
INFLUÊNCIA DE TRUMP: A discussão em torno do TikTok nos EUA surgiu durante o governo de Donald Trump, que considerou a ByteDance um risco para a segurança nacional devido à relação com a China. Desde então, as preocupações com a coleta de dados por parte do aplicativo motivaram as tentativas de banimento.
Para mais informações, acesse meionews.com