Crianças morrem devido a vacinas contra sarampo mal aplicadas

15 crianças morreram após tomarem a vacina

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quinze crianças morreram no Sudão do Sul, na África, devido a aplicações de vacina mal feitas durante uma campanha de imunização contra o sarampo, segundo informou o governo do país nesta sexta-feira. Em alguns casos, crianças de 12 anos aplicaram a vacina em outras.

A Organização das Nações Unidas (ONU) explicou que as crianças morreram de sepse e intoxicação graves causadas pela vacina contaminada, e o Ministério da Saúde do Sudão do Sul atribuiu as mortes a erro humano. Uma mesma seringa foi usada para todas as crianças na campanha de quatro dias, e a vacina foi armazenada em locais não refrigerados durante todo o tempo.

O sarampo é mais um dos desafios enfrentados pelo país extremamente pobre do leste da África, que já foi devastado por mais de três anos de guerra civil, fome e um surto de cólera recentemente.

O governo disse que todas as crianças que morreram tinham menos de 5 anos. Está sendo criada uma comissão para determinar quem é o responsável pelas mortes e se a família das vítimas vão receber alguma indenização.

A campanha de vacinação contra o sarampo tem como objetivo atingir mais de duas milhões de crianças em todo o país. Cerca de 300 crianças foram vacinas na área onde ocorreram as mortes.

As quinze crianças morreram na cidade rural de Kapoeta, no começo de maio. Outras trinta e duas tiveram febre, vômito e diarraia, mas conseguiram se recuperar, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES