Pelo menos 11 pessoas morreram no desabamento de um edifício em construção no sul da Índia, onde as equipes de resgate ainda procuram as vítimas entre os escombros. O imóvel desabou na noite de sábado em consequência das fortes chuvas em Madras, no estado de Tamil Nadu, no sul do país.
O edifício em construção caiu quando vários operários estavam dentro do imóvel para se abrigar da forte chuva. As equipes de emergência retiraram até agora 11 corpos e resgataram 20 sobreviventes, que foram levados para um hospital próximo. As autoridades temem que dezenas de pessoas continuem presas no local.
Nesta sexta-feira, o colapso de outro edifício, em Nova Délhi, deixou 10 mortos, incluindo cinco crianças. Até a manhã deste domingo, calculava-se que outras 50 pessoas estariam presas sob os escombros. O prédio de 12 andares em construção caiu na cidade de Chennai, também no sul do país.
O desabamento do imóvel aconteceu no início da tarde de sexta no bairro de Mugalivakkam. Apesar das intensas chuvas que castigaram a região durante todo o dia, o diretor adjunto dos Serviços de Bombeiros e Resgates da cidade afirmou que as "precipitações não foram responsáveis pela queda".
Apenas uma vítima foi resgatada com vida. Teme-se que a maioria dos presos seja de trabalhadores da construção, entre os quais estariam homens, mulheres e seus filhos ? uma vez que na Índia as crianças costumam viver com seus pais no interior do edifício durante o tempo que dure a obra.
Os desabamentos são frequentes na Índia por causa de uma legislação pouco rigorosa no setor de construção civil e pela grande demanda por casas populares, o que induz ao uso de material de péssima qualidade, além de estimular a construção de novos andares sem autorização.