O número de pessoas que morrem de overdose por causa da dependência causada por remédios que inibem a dor é crescente. Para conter o problema, após anos de pesquisa, cientistas revelaram ter encontrado um novo tipo de analgésico que funciona como a morfina, mas que não possui efeitos colaterais e não causa dependência.
O estudo foi comandado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature. Ao longo do projeto, os cientistas analisaram diversos componentes químicos para chegar à nova droga, que foi batizada de PZM21.
Através de testes em camundongos, os pesquisadores perceberam que o remédio era capaz de ativar um caminho molecular conhecido no cérebro que desencadeia a supressão da dor. Dessa forma, ele apresentava a mesma eficiência que a morfina. Mas, ao contrário da famosa droga, o composto não ativava um segundo receptor cerebral que pode desacelerar ou bloquear a respiração.
Outra vantagem da nova droga é que ela não causou dependência nos ratos de laboratório, que ficam viciados em morfina e analgésicos da mesma maneira que os seres humanos. Além disso, o composto PZM21 não causou constipação.
Apesar das descobertas, os cientistas afirmaram que novos estudos precisam ser realizados para comprovar a eficácia da droga nos seres humanos.