O início das eleições na Espanha, que vai eleger governos e conselhos regionais, ocorre com normalidade na manhã deste domingo (22), disse o subsecretário do Ministério do Interior, Justo Zambrana.
As eleições ocorrem em meio à crise econômica e protestos em todo o país de milhares de cidadãos que estão na rua há uma semana, queixosos dos altos índices de desemprego e das medidas de austeridade impostas pelo governo.
O índice de desemprego de 21,3% da Espanha é o maior da União Europeia - um número recorde de 4,9 milhões de pessoas estão desempregadas no país, a maioria jovem.
De acordo com o porta-voz, 100% dos 60.545 locais de votação funcionam normalmente.
Mais de 34 milhões de eleitores são chamados às urnas neste domingo para votar nas eleições locais e regionais, vistas como um teste da eleição geral, prevista para março de 2012.
Perguntado se os protestos dos cidadãos "indignados" perto das estações de voto afetam o funcionamento das instalações, Zambrana disse que as escolas estão protegidos por 100 mil agentes e "não tem conhecimento de qualquer interferência" .
As eleições são também um teste para medir o desgaste do governo socialista por sua gestão da crise econômica, uma vez que as sondagens prevêem uma vitória do conservador Partido Popular (PP), a força da oposição política.