Equador é atingido por apagão em todo o país; entenda o motivo

Ministro explicou que uma falha na linha de transmissão causou uma desconexão em cascata.

Avalie a matéria:
Faolha em linha de transmissão deixa Equador às escuras | Franklin Jacome/Agencia Press South//Getty Images

O Equador sofreu um apagão geral em todo seu território nesta quarta-feira (19), conforme anunciou o ministro das Obras Públicas, Roberto Luque, no X (anteriormente conhecido como Twitter). Segundo Luque, que também exerce a função de ministro interino de Energia, "uma falha na linha de transmissão causou uma desconexão em cascata, resultando em uma interrupção de eletricidade em todo o país", de acordo com informações do Operador Nacional de Eletricidade (CENACE).

Explicações

De acordo com a prefeitura de Quito, o apagão começou por volta das 15h20 no horário local (17h20 no horário de Brasília). A administração da capital pediu desculpas pelo transtorno e informou que "todos os equipamentos técnicos foram mobilizados para garantir o controle e a segurança dos cidadãos". Agentes de trânsito foram designados para controlar o tráfego e protocolos de segurança no metrô de Quito foram ativados.

O que aconteceu

A agência Associated Press relatou que o apagão ocorre poucos dias após o governo equatoriano anunciar novos cortes de energia devido a problemas na produção. Em algumas regiões, a interrupção durou cerca de 20 minutos. No entanto, meios de comunicação locais e usuários das redes sociais relataram que o problema persistia na maior parte das cidades, inclusive em zonas hospitalares.

Crise

Desde o ano passado, o Equador enfrenta uma crise na geração de energia elétrica, o que levou o governo do presidente Daniel Noboa a implementar racionamentos em todo o país. Em abril, foram programados cortes de energia de 8 a 12 horas diárias durante o horário letivo. Esses cortes têm sido gradualmente reduzidos.

Causas climáticas

A crise se agravou devido aos fortes temporais de inverno, que paralisaram as usinas hidrelétricas Coca Codo e San Francisco. Os reservatórios que abastecem essas usinas estavam trazendo grandes quantidades de resíduos, forçando a suspensão das atividades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES