Os integrantes da Expedição 35 da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) retornaram em segurança à Terra na noite desta segunda-feira (13), horário de Brasília, informou a agência France Presse.
O pouso da cápsula espacial Soyuz aconteceu perto da cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão, às 22h31 (horário de Brasília). A aterrissagem foi acompanhada por 12 helicópteros e três aviões, segundo a agência de notícias EFE.
Entre os astronautas que retornaram está o canadense Chris Hadfield, que comandou a missão.
Hadfield ficou conhecido como "astronauta pop" por seus vídeos, em que fazia exibições musicais e explicava como é a rotina na estação espacial. No último vídeo a bordo da nave Soyuz, Hadfield cantou a música "Space Oddity", de David Bowie, o que já é considerado o primeiro videoclipe feito no espaço. Outro hobby do canadense é a fotografia, que rendia belas imagens da Terra.
O cosmonauta russo Roman Romanenko e o astronauta americano Tom Marshburn também retornaram a bordo da cápsula.
Ao todo, os três passaram 146 dias no espaço, sendo 144 deles na estação, informou a AFP. O retorno à Terra da Soyuz, desde seu desacoplamento da ISS até o pouso nas estepes do Cazaquistão, durou cerca de três horas e meia.
O último ato de Hadfield como comandante da estação foi monitorar a caminhada espacial feita por Marshburn e por Chris Cassidy.
Os dois engenheiros passaram cinco horas e meia do lado de fora da ISS consertando um vazamento de amônia do sistema de refrigeração da estação.
No domingo, Hadfield passou o comando da missão para o russo Pavel Vinogradov. Ele comandará a equipe que conta com Cassidy e com o russo Alexander Misurkin.
No fim do mês, mais três astronautas devem se juntar à Expedição 36: Karen Nyberg, Fyodor Yurchikhin e Luca Parmitano.