Restos da estação espacial chinesa Tiangong-1 devem começar a cair na Terra nesta segunda-feira (02), segundo os cientistas que estão monitorando o movimento dela. A Agência Espacial Chinesa afirma que ela irá entrar novamente na atmosfera nas próximas 24 horas, o que coincide com a previsão da Agência Espacial Europeia (ESA).
A Tiangong-1 faz parte do ambicioso programa espacial da China e era o protótipo para uma estação tripulada, que tem previsão para ser lançada em 2022.
Entrando em órbita em 2011, a Tiangong-1 terminou sua missão cinco anos depois e a expectativa era que ela caísse de volta na atmosfera entre março e abril deste ano. Agora, a projeção da ESA é que ela toque a Terra nesta segunda (2), por volta de 7h25, no horário de Pequim (21h25 deste domingo no horário brasileiro).
A maior parte da estação deve explodir quando chegar na atmosfera, mas alguns pedaços dela podem "sobreviver" até chegarem à superfície da Terra.
Onde ela vai cair?
A China confirmou ainda em 2016 que havia perdido contato com a Tiangong-1 e que não poderia mais controlar suas ações. Sendo assim, já não seria possível prever onde a estação iria cair.
De acordo com a Agência Espacial Europeia, ela deve entrar de novo na atmosfera em "algum lugar entre 43º N e 43ºS", cobrindo um vasto trecho entre o norte e o sul da linha do Equador.
Como ela irá cair?
A estação está caindo gradativamente e chegando perto da Terra.
A estação pode atingir uma velocidade de 26 mil quilômetros por hora.
Você deve se preocupar?
Não. A maior parte da estação de 8,5 toneladas vai desintegrar assim que entrar na atmosfera. Algumas partes mais densas dela, porém, como os tanques de combustível ou os motores de foguete podem não queimar por completo. No entanto, mesmo as partes que eventualmente sobreviverem no caminho para a Terra têm pouquíssimas chances de atingirem uma pessoa.